segunda-feira, maio 12, 2008

O Caçador



Tenho birra de ler o "livro da moda". O best seller da vez, o topo da "lista da Óia", o cartaz em destaque na livraria. Espero todo mundo já ter lido, ninguém mais falar no assunto pra daí ver qualé.

Coisa de velha rabugenta, eu sei. Essa é apenas uma da interminável lista que me vai garantir um quartinho apartado no asilo.

Por isso, talvez, só li O Caçador de Pipas agora.

O Afeganistão descrito com suas roupas, comidas, arquitetura, geografia e costumes valeu a leitura. Gostei dele mais até que dos personagens. Mas gostei desses também. Confesso que senti mais uma birra, lá pelos finalmente do livro, quando percebi que o autor queria redimir o personagem de todos os seus "pecados". Redenção é algo que não engulo bem, mas isso é mais uma idiossincrasia muito da particular. Deixemos de lado.

Angústia, dor, culpa, ansiedade por aceitação, inveja e raiva são parte de nós. Encontrá-las bem retratadas prende nosso tempo e atenção na medida do que deve ser: até a última página do livro.

3 comentários:

Ana Paula disse...

Eu gostei imensamente od livro. Também tenho birra com best-seller, mas acabei comprando pra dar pra minha mãe de presente, no fim do ano passado, e ela gostou tanto que insistiu em me emprestar. Eu acabei achando muito bom.
Em compensação, vi o filme e achei fraquíssimo. Muito superficial, muito equalizado. Eles tiram todos os extremos das emoções, toda a profundidade, e ficam só os sentimentos médios, os sofrimentos médios. O personagem principal fica (mais) calhorda e apático, tudo muito asséptico. Enfim. Se vc vir o filme e tiver opinião diferente, me conte.

Marlene (Maloca) disse...

Eu tenho birra com livro e com filme "da moda".
E, frequentemente, ouço coisas, do tipo, "mas, você não leu/assistiu esse livro/filme?". :o)

Dalva M. Ferreira disse...

Meu... a minha birra é total e irrestrita: eu cheguei a TER três exemplares do "Código Da Vinci" aqui em casa, para não ler mais do que até a página dez, e empurrando. Já outro, sei lá, vão que vão. Um que foi que foi é o "Primo Basílio"!!! Vai entender... Tenho manadas de livros intocados prá ler. Ai que preguiça.

O Caçador está aqui também, na fila.