domingo, dezembro 02, 2007

O Comércio, essa arte difundida por Marco Polo.

Sou uma espécie de caixeiro viajante moderno. E das boas, modéstia às favas.
Negocio mercadorias brasileiras (todas lícitas, viu Mani?) com clientes de várias partes do mundo.
Mas com a inauguração do Ateliê esse ano, me vi no lugar de fabricante, tendo que negociar com fornecedores, agora na condição de cliente.

Pois bem.

Uma das condições básicas, básicas do bom atendimento é oferecer soluções. Pra isso você precisa analisar o cliente, conhecer suas necessidades pra daí ser capaz de lhe fazer ofertas e sugestões.
Se você não tem exatamente aquele produto que o cliente está procurando, analise o perfil dele, pra que ele precisa daquele produto, o mercado que ele atinge, eleja os produtos da sua linha que podem atendê-lo naquela faixa de preço e que sejam similares em modelo e DAÍ faça uma sugestão.

Ocorre que tenho um fornecedor de peças para o Ateliê cujas vendedoras me tiram do sério
Compro desse fornecedor a meses, compras quinzenais, mantenho pedido constante, falo com as vendedoras semanalmente, elas sabem que produto fabrico, enfim elas têm toda as informações necessárias pra conhecer meu perfil e meu produto, mas em TODO contato seja telefone ou pessoalmente eu ouço pérolas do tipo:

Eu: Chegaram as folhas verdes?
Vendedora: Não, mas tem miolo amarelo.
Sério.

Elas certamente foram instruídas a não dizer um não simplesmente (instrução correta) mas a partir daí tentam te empurrar qualquer coisa, que não tem nada, absolutamente nada a ver com o que eu preciso.

Quando estou de bom humor eu apenas suspiro, agradeço a sugestão e desligo.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Eu não sou produtora de nada, mas como simples cliente (a gente passa a vida comprando coisas, né? De comida e roupa a esmalte de unha e presentes de aniversário), eu atesto e dou fé. A maior parte absoluta dos vendedores deste país é mal preparado, mal educado, ou no mínimo indiferente. Raras vezes eu vejo gente que sabe e quer vender, mesmo quando a gente quer comprar. Não dá pra entender...

Mani disse...

Toda vendedora é orientada a oferecer outros produtos, acho que é alguma estrategia...beijos..